CINE TEATRO HARMONIA


O Cine Teatro Harmonia foi fundado em 1874 e, originalmente, chamava-se Sociedade Harmonia Gabrielense. Possuía amplo quadro social e era palco de grandes bailes e festejadas apresentações teatrais. Em 1929 passou a se denominar Cine Teatro Harmonia, tendo sido remodelado pelo construtor Adolpho Parga, quando recebeu os camarotes, nova pintura e decoração mais rebuscada. Dispunha de farta iluminação e de uma acústica, à época, considerada impecável. A sobriedade das "meias-tintas" era predominante e contava com plateia de 408 lugares, 56 camarotes para 92 pessoas o que totalizava uma capacidade para abrigar 500 expectadores. Na fachada haviam três portas que, pelos preços diferenciados, selecionavam o público. Uma para os mais abastados, a segunda para os remediados e, a terceira porta, menor, por onde ingressavam os menos aquinhoados e que pagavam os ingressos mais baratos.
1° presidente: Manoel Ribeiro Baltar
Arquivos: Osório Santana Figueiredo
Foto: ano de 1930

4 comentários:

  1. Bom dia. Chamo-me Stanley e sou de Belo Horizonte, MG. Estou pesquisando a genealogia dos Langendorff's que se estabeleceram em São Gabriel, aproximadamente, em 1860. Porventura os senhores possuem alguma informação sobre esta família ou onde posso encontrar? Agradeço qualquer auxílio.

    ResponderExcluir
  2. Sr. OSÓRIO SANTANA FIGUEIREDO, sou bisneto de um cidadão que dizem ser ilustre de São Gabriel, seu nome é CEZARINO SILVA que era casado com Ana Clara, morava nas proximidades do Cerro do Ouro e Salso. Minha mãe conta que ele ganhou terras por ter participado de uma guerra na região de São Gabriel, ela fala minha da batalha do estreito, onde ele era dos líderes. tento pesquisar, mas não encontro nada, peço a quem pode me enviar mais informações.

    dalmoreduardo@hotmail.com

    Grato
    Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Que saudade dos Bang Bang nas matinês de domingo!


    ResponderExcluir